Assim como a dúvida API x SDK é muito recorrente, também existem questionamentos sobre qual a diferença entre API e web service. Neste texto, vamos mostrar quais as similaridades, particularidades de cada um e alguns tipos existentes de web services.
O que é API, Application Programming Interface?
API, abreviação para Application Programming Interface, é uma interface que conecta dois programas, realizando a comunicação entre eles e especificando como seus softwares devem interagir. É por meio dessa ponte que as empresas podem utilizar serviços terceirizados – como um ERP, por exemplo – com a possibilidade de uma implementação facilitada.
Além disso, as APIs envolvem a requisição de funções dentro de um programa, o que acontece por meio de diversos protocolos e rotas, retornando como respostas dados JSON e XML.
O que é Web Service?
Já os web services são APIs que se comunicam por meio de redes e podem ser combinados para a execução de operações complexas, utilizando principalmente o HTTP (Hyper Text Transfer Protocol), protocolo de comunicação responsável pela transferência de dados – inclusive de sons e imagens – na world wide web, em sites com linguagem HTML.
Uma curiosidade é que, embora todos os web services sejam considerados APIs e tidos como predecessores desse modelo de integração, nem toda API pode ser considerada como um web service, sendo que este último possui algumas limitações quando comparado às Application Programming Interfaces.
Web services utilizam ainda SOAP, REST e XML-RPC como meio de comunicação, oferecendo como benefícios a extensibilidade e a interoperabilidade entre diversas aplicações, podendo ser executados nas mais variadas plataformas e frameworks.
Nesse caso, a transferência de informações acontece quando o cliente solicita um serviço da web por meio de mensagens em XML, recebendo a resposta na mesma linguagem.
Os web services SOAP e REST são os mais utilizados atualmente, com algumas diferenças entre eles – enquanto o SOAP define um padrão de protocolo de comunicação para a troca de mensagens realizada em XML entre cliente e servidor, o REST se refere aos princípios de arquitetura pelos quais os dados podem ser transmitidos.
Segundo o Test Automation Resources, os principais benefícios na utilização de web services são:
Interoperabilidade: independentemente da plataforma utilizada, os web services permitem a comunicação e troca de dados entre aplicativos;
Web services foram desenvolvidos para serem utilizados como uma requisição de página da web, seja em uma simples busca de informações até a elaboração de algoritmos computacionais complexos;
Reusabilidade: web services foram desenvolvidos como “blocos de construção” para entregar serviços com maior valor agregado, o que facilita para que possam ser reutilizados em outros serviços;
Web services utilizam padrões de internet que facilitam esse processo de implementação, como Apache e Axis2.
Diferença entre API e Web Service
Tanto APIs quanto web services podem operar em máquinas ou redes, mas possuem algumas diferenças estruturais entre eles.
Com as APIs, o cliente/consumidor de dados não precisa saber qual procedimento chamar no servidor – é necessária apenas a utilização de comandos, e o próprio sistema de recebimento já sabe o que fazer com eles.
Além disso, as APIs são consideradas mais flexíveis porque os sistemas do cliente e do serviço podem se comunicar mesmo que cada um utilize linguagens diferentes na implementação.
Também deve-se levar em consideração o esforço empregado para que os dados sejam serializados e desserializados em uma API e em um web service.
A serialização é um processo onde se converte a estrutura de dados de forma a permitir que ela seja compartilhada e salva sem perder a possibilidade de recuperar sua estrutura original.
Quando realizado por uma API, esse processo é menos trabalhoso, tornando as APIs ótimas soluções para dispositivos móveis – ao contrário de um desktop ou serviço, onde o processamento é muito limitado.
Dessa forma, os web services funcionam de maneira mais eficiente em um contexto onde a comunicação acontece de máquina para máquina – já as APIs operam melhor em um nível de software para software, fazendo uma busca de informações em aplicativos que são baseados na web.
Vantagens e desvantagens de uma API e de um Web Service
Se você veio até o nosso post pensando em escolher entre uma API ou um web service, este texto do Digital Thoughts explica com mais detalhes quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles, listadas abaixo:
Vantagens da API
As APIs possibilitam a automatização de diversas operações;
Operam com os comandos HTTP GET, PUT, POST e DELETE; suportando também as quatro operações básicas – create, read, update, and delete (ou CRUD);
Conseguem acessar os componentes da aplicação, tornando a entrega de serviços e informações mais flexíveis;
Se a sua empresa está buscando soluções mais customizáveis, as APIs são as mais indicadas.
Desvantagens da API
Embora seja customizável, as APIs vêm com um preço para as empresas. Elas costumam exigir esforço do time de desenvolvimento, são caras e necessitam de manutenção constante;
O desenvolvimento de uma API requer tempo e dinheiro;
É preciso ter conhecimento em linguagem de programação;
Os testes de API podem, ainda, levar a quedas de sistemas.
Vantagens de Web Services
São mais baratos do que as APIs;
Resolvem diversos problemas de comunicação com os modelos XML, WSDL, UDDI, HTTP, utilizados para a interação entre aplicações;
Funcionam como uma página web para receber dados;
Também podem ser um canal para uma comunicação mais ágil na empresa;
Facilitam a troca de dados entre aplicativos e plataformas diferentes;
Resolvem questões de interoperabilidade de forma prioritária.
Desvantagens de um Web Service
Precisa de máquinas especializadas para criar um serviço;
Não aproveita algumas das coisas mais recentes no desenvolvimento web, como AJAX ou XML;
Utiliza o protocolo HTTP, que gera falhas de confiança e entrega na resposta.
Agora que você já sabe a diferença entre API e web service, neste outro post você pode ver qual a importância de escolher o melhor fornecedor de tecnologia avaliando uma documentação de API.
Se quiser falar com um de nossos especialistas, é só preencher o formulário abaixo!