Apesar de formados por elementos variados com diferentes funções, todos os circuitos elétricos possuem componentes essenciais em comum: geradores, condutores elétricos, carga, resistores elétricos, condensadores, indutores elétricos e dispositivos de controle e de segurança. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles a seguir.
● Geradores: são responsáveis por transformar diferentes formas de energia, como a do vento, do calor ou do vento, em energia elétrica. Sua principal função é gerar tensão e provocar uma diferença de potencial entre os terminais dos circuitos elétricos, de modo que a corrente elétrica possa fluir.
● Condutores elétricos: são fios feitos de um material condutor, como cobre ou alumínio, que funcionam como meios de transporte que conduzem a corrente elétrica até a carga.
● Carga: o destino final da corrente elétrica, a carga é responsável em transformar a energia elétrica em outras formas de energia para que sejam aproveitadas pelo usuário, como luz, calor, vento, velocidade.
● Resistores: seu papel é ocasionar uma queda de tensão segura, limitando a passagem de corrente pelo circuito para ajustar a corrente para uma determinada carga.
● Condensadores: são utilizados tanto para armazenar cargas, quanto para estabilizar o fluxo de elétrons no circuito, comumente usados em aparelhos e circuitos que necessitam de alta carga.
● Indutores elétricos: também conhecidos como bobina, os indutores são dispositivos elétricos passivos capazes de armazenar energia criada em um campo magnético formado por uma corrente alternada (CA).
● Dispositivos de controle e de segurança: usados para medir tensão elétrica e o fluxo da corrente elétrica, e interromper a corrente caso ela exceda o limite de segurança, respectivamente.