Intercâmbio Eletrônico de Dados – Para que serve? – Blog Nexxera
O intercâmbio eletrônico de dados, ou EDI (Eletronic Data Interchange), é um dos principais assuntos quanto se trata de conectividade financeira. Por isso, nesse artigo vamos te explicar como ele pode ajudar a otimizar processos através do intercâmbio eletrônico de dados e alavancar a sua empresa.
A automação de processos é uma das principais formas de aumentar a eficiência e produtividade e, por consequência, de diminuir custos. Hoje em dia, muitas tarefas recorrentes e repetitivas podem ser facilmente substituídas por ferramentas e softwares. Com isso, os colaboradores têm um ganho significativo de tempo para focar no que realmente importa. Quando se trata do setor financeiro, a automação é ainda mais importante, pois além de reduzir custos operacionais, diminui drasticamente o risco de falhas e erros em um dos setores mais importantes de uma empresa. Mas por onde começar? Você já deve ter ouvido falar do EDI, que basicamente é uma plataforma que realiza intercâmbio eletrônico de dados e possibilita o tráfego de informações de forma rápida, segura e rastreável.
O que é intercâmbio eletrônico de dados e como isso ajuda minha empresa?
O EDI otimiza tempo e aumenta a produtividade, principalmente. Também conhecido como intercâmbio eletrônico de dados, o EDI é a transmissão de dados entre sistemas de computadores, com alta velocidade e segurança. São utilizadas principalmente para comunicação entre empresas e bancos, que é feita através do disparo automático de mensagens eletrônicas. Muitas vezes, esse processo é intermediado pelos ERPs, que implementam esse serviço ao seu sistema para oferecer a solução de forma integrada.
Assim também, cada banco possui um layout padrão de documentos que precisa ser adequado à um modelo do sistema utilizado pela sua empresa. Na Nexxera, o EDI possui um sistema de conversão automatizada desses diferentes layouts de documentos em um único padrão, através da criação de automações e robôs. Nós chamamos esse processo de tradução e ele pode te gerar um ganho de tempo significativo e uma grande redução de custos operacionais! Além disso, por ser uma automação de processos, o EDI garante velocidade e segurança na troca eletrônica de arquivos. A Nexxera é pioneira e líder de mercado em intercâmbio eletrônico de dados (EDI) e possui mais de 70 instituições financeiras homologadas.
O Skyline
O Skyline é uma plataforma de comunicação que realiza intercâmbio eletrônico de dados (ou EDI) sobre diversos meios físicos, plataformas de hardware e sistemas operacionais. Ou seja, o Skyline proporciona um meio seguro para troca de dados.
Para quem é indicado?
É indicado tanto para ERPs, quanto para empresas que querem realizar troca eletrônica de dados de forma independente e automática.
Quais são os benefícios do Skyline?
Além de garantir velocidade e segurança na troca de dados e informações, destacamos:
Velocidade e precisão na troca de informações;
Segurança na transmissão de dados;
Dados criptografados;
Conversão de diferentes layouts de documentos em um único padrão;
Otimização de tempo;
Redução de custos operacionais
Como funciona a Transmissão de arquivos?
A figura abaixo mostra o processo de comunicação do Skyline desde o momento em que a conexão é estabelecida, até seu encerramento:
Como posso utilizar o Skyline no meu negócio?
Você pode utilizar o Skyline de três formas: No seu desktop, com o Skyline Cliente. No seu navegador, com o Skyline Web. Ou ainda no seu servidor, com o Skyline Web Service.
CLIENTE SKYLINE
O Software Cliente Skyline® dispõe de uma estrutura de diretórios onde são colocados os arquivos recebidos, os arquivos a serem enviados e os já enviados. Geralmente essa estrutura segue o padrão, porém, também pode ser alterada através das configurações no arquivo wtcm. ini. Ele também é composto por um arquivo executável, um de configuração e arquivos de log gerados durante a comunicação.
SKYLINE WEB
A aplicação Web EDI é um sistema da família Skyline que realiza a troca eletrônica de dados pela web, sem a necessidade de instalação de aplicativos. O Skyline Web também pode ser utilizado como forma de contingência aos usuários das versões Skyline Cliente. Ou, ainda, como uma ferramenta para auxiliar o gerenciamento da comunicação de sua caixa postal.
Funcionalidades:
Transmissão e recepção de arquivos
Lista de arquivos recebidos e pendentes
Log de comunicação
Estatísticas por período
Bytes recebidos e transmitidos
Total de transmissões e recepções
SKYLINE Web Service
Web Services (SOAP) é uma tecnologia que define um modelo de integração independente de plataforma. São componentes de sistemas que utilizam XML no padrão SOAP para efetuar chamadas remotas para componentes de outras aplicações. Esta comunicação na sua grande maioria ocorre sobre o protocolo HTTP.
Como saberei se as informações trafegadas estão seguras?
O Skyline é uma solução do Grupo Nexxera, empresa com mais de 26 anos de trajetória, pioneira e líder de mercado em intercâmbio eletrônico de dados (EDI), além de ser o principal gateway de transações financeiras e mercantis do país, que oferece soluções com alto nível de segurança e credibilidade. Na Nexxera, todos os dados trafegados são criptografados, utilizando algoritmos modernos e praticados no mercado, como 3DES e AES.
Entre as certificações do Grupo, estão:
Certificação PCI -DSS (certificadora Módulo Security);
Controles de segurança homologados e auditados, que mantêm conformidade com a Lei Sarbanes-Oxley (SOX);
Infraestrutura redundante em dois Data Centers fornecidos por empresas especializadas e consolidadas (Uol Diveo e Equinix), os quais possuem certificações reconhecidas mundialmente, incluindo ISAE3402 / SSAE16 e ISO 27001, e mantém rigorosos controles físicos e lógicos para atender aos mais exigentes requisitos de segurança e disponibilidade;
Termo de Confidencialidade e Uso Aceitável dos Recursos assinado por todos os colaboradores;
Sua empresa mais ágil com EDI
Como você pode ler nesse artigo, são muitos os benefícios que o intercâmbio eletrônico de dados (EDI) agrega à sua empresa. Muitas atividades podem ser automatizadas no seu financeiro, como: o envio de pagamentos, retorno de comprovantes, envio de boletos de cobrança, arrecadação, extrato bancário e envio e recebimento de arquivos fiscais de transporte, por exemplo.
Se você está pronto, ou mesmo se precisa de mais informações, para implantar o EDI e automatizar processos no seu financeiro, entre em contato conosco! Estamos preparados para ajudar a aumentar a performance, reduzir custos e otimizar tempo na sua empresa.
Intercâmbio eletrónico de dados (EDI)
Pretende efetuar a gestão completa da sua encomenda connosco por via eletrónica? Desde a ordem de encomenda, passando pela entrega, até à faturação – o intercâmbio eletrónico de dados (EDI) torna-o possível!
Intercâmbio eletrónico de dados (EDI)
Dia após dia, enormes quantidades de documentação em papel como encomendas ou faturas são elaboradas manualmente, E de seguida são enviadas pelos meios de transporte habituais como o correio, fax ou e-mail. Com o intercâmbio eletrónico de dados (EDI) do DriveBenefits dá um passo importante em frente: até à solução integrada para a transmissão de dados da encomenda, confirmação da encomenda, aviso de entrega e faturação. Beneficie do enorme potencial de automatização que o EDI lhe oferece.
O intercâmbio eletrónico de dados resumido: O EDI descreve a transmissão eletrónica de informações relacionadas com encomendas, entregas e faturas entre os nossos sistemas de informação. Os sistemas trocam automaticamente os dados necessários e a introdução manual de dados deixa de existir. Com isto, o EDI oferece a forma mais eficiente de transmissão de dados no âmbito da "Consulta e encomenda".
O EDI leva-o mais além! Através da automatização dos seus processos de negócio, evita futuros processos de expedição e de registo manuais e realiza simultaneamente uma substancial economia de tempo e custos. Além disso, adquire uma transparência abrangente, reprodutibilidade, bem como uma aceleração dos processos.
É o cliente que decide a forma como pretende ligar-se connosco no âmbito do EDI:
Como realizar o intercâmbio eletrônico de dados de forma segura?
O intercâmbio eletrônico de dados, ou simplesmente EDI (Electronic Data Interchange), é um formato padrão para troca de mensagens comerciais. O uso de um padrão entre as empresas garante que todas utilizem uma linguagem comum, contribuindo para a segurança e o controle da transação de dados.
Em um mundo cada vez mais globalizado e onde a tecnologia está presente no dia a dia das pessoas de forma geral, o comércio eletrônico tem exigido transações mais complexas, com mais velocidade no intercâmbio de informações, integridade e segurança dos dados.
A GS1 enxergou nesse mercado uma oportunidade de oferecer o que ela faz de melhor: soluções padronizadas. Ou seja, a GS1 fornece padrões globais que permitem a automação de transações comerciais para mensagens eletrônicas que ocorrem a todo tempo em toda a cadeia de suprimentos. É a melhor maneira de realizar esse processo de maneira segura!
Os Padrões EDI permitem rapidez, eficiência, redução de custos, otimização de estoque e acuracidade na transmissão eletrônica e automática de dados acordados entre parceiros comerciais. E, afinal, quem mais se beneficia? Varejistas, fabricantes, fornecedores de materiais e prestadores de serviços logísticos. Ou seja, todos os envolvidos na cadeia.
Isso porque os padrões envolvem: alinhamento de dados-mestre, gerenciamento de pedidos e entregas, além de gerenciamento de transporte e depósitos. Eles suportam uma grande variedade de processos, desde o pedido, passando pela entrega até o pagamento. E para cada um desses processos é necessário um conjunto diferente de mensagens.
Portanto, antes de iniciar a implementação do GS1 EDI na sua empresa, você precisa definir:
Quais processos serão suportados por esses padrões?
Quais dados precisam ser trocados nestes processos?
Quais parceiros comerciais enviarão ou receberão esses dados?
Além disso, as especificidades de cada setor também devem ser levadas em consideração para a implementação correta dos padrões EDI.
Atualmente, a GS1 Brasil conta dois conjuntos de padrões EDI complementares:
1- GS1 EANCOM®
O EANCOM® é um padrão GS1 clássico, que compreende um conjunto de normas acordadas internacionalmente para a transferência eletrônica de dados. As mensagens equivalem a documentos de negócios de papel.
É esse padrão que permite uma integração do fluxo de produtos físicos com informações relacionadas enviadas por meios eletrônicos.
2- GS1 XML
É projetado para a troca de informações através da internet. O XML é utilizado para a Intercâmbio Eletrônico de Dados – GS1 eCom.
Dentro desse padrão, a mensagem é trocada entre parceiros na forma de documentos XML iminente.
Quem está usando os padrões GS1 EDI?
De acordo com o relatório Implementação dos padrões GS1 EDI em 2020, realizado anualmente há 16 anos pela GS1:
Os padrões GS1 EANCOM foram implementados por quase 126.000 empresas.
Os padrões GS1 XML foram implementados por quase 47.000 empresas.
As três mensagens mais utilizadas são: Ordem, Fatura e Aconselhamento de Despacho (também conhecido como Aviso Avançado de Embarque).
As tecnologias API, JSON e JSON-LD estão implementadas ou sob investigação em mais de dez países ao redor do mundo.
Saiba mais sobre as soluções da GS1 para EDI, para uma transação comercial completa! Para tirar suas dúvidas, entre em contato e converse com um de nossos especialistas.